terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Analise do Trailer GTA VI

E ai galera, faz um tempo hein... Esse era meu blog na infância, onde eu postava as coisas que me davam vontade de compartilhar, claro que sem muito sucesso, mas ainda assim guardo com muito carinho. No dia 03/11/2012, fiz um post "dissecando" o primeiro trailer de GTA V. Mais de dez anos depois aqui estou, em nome da nostalgia e da minha própria curiosidade, vou fazer algo parecido com o recém anunciado GTA VI.

Logo no começo do trailer, podemos ver Vice City em toda sua glória, atmosfera é algo que considero importantíssimo para qualquer jogo, mais do que qualquer efeito visual da moda, exatamente por esse motivo odeio o remake de SoTC, um dos meus jogos favoritos, que perde muito de sua essência na "beleza" gráfica que as novas gerações de console podem propiciar. E aqui, a Rockstar parece já assinar uma identidade pra sua nova obra, todas essas tecnicidades, Ray Tracing, Nuvens Volúmetricas devem servir a personalidade da obra, algo que sinto que os desenvolvedores perdem muito de vista, vendendo tais aspectos como pontos importantes do seu game. Seria como montar um lanche esquisito e se orgulhar de que a salada foi cultivada nas planices suecas e não da composição do produto como um todo.
Mas tecnicamente falando, já podemos perceber que esse vai ser um jogo que vai impulsionar os grandes desenvolvedores a irem além, o que é sempre uma coisa boa. E nenhuma novidade pra quem acompanha a Rockstar. Seja pelos raios de sol que perpassam os objetos e criam efeitos incríveis, ou sejam os carros que claramente tem alguma forma de RT ativada. Acredito que todo investimento vai fazer com que esse jogo seja um enorme exemplo de otimização nos consoles. Quando o trailer vazou na internet ontem (em baixíssima qualidade) eu mesmo acreditei que poderia de alguma forma ser algum tipo de CGI, mas aparentemente o jogo está rodando em tempo real, o tempo todo, o que é um testamento de como esse jogo está lindíssimo.

Aqui vemos Lúcia, a primeira protagonista mulher da era moderna do GTA. (Apesar de poucos saberem, já existiam na era 2D). É algo que acredito ter sido a escolha correta, vai ser de alguma forma um ar fresco pra franquia e suas dinâmicas. Principalmente considerando que, conforme apresentado mais tarde no trailer, o outro protagonista (Provavelmente chamado Jason) vai ser seu par romântico. Se tenho algum chute, a cena da imagem é parte do prólogo, onde o jogo vai abrir contando a história de como Lucia foi parar na Cadeia.
Assim como Michael conversa com Dr. Friedlander no início de GTA V, Lucia parece consultar
uma personagem, que provavelmente também deve ser alguém relevante para a história. 
Conforme divulgado na primeira arte conceitual, Lucia usa uma tornozeleira eletrônica, o que já indica que não é empreendida uma fuga, pelo menos não tão cedo na história. Imagino se isso vai de alguma forma ser o limitador de acesso do personagem a outros locais da cidade, trope comum da franquia. 


Uow. Mais impressionante do que o capricho gráfico é a densidade populacional, algo que vemos de forma recorrente no trailer. Pessoas por todas as partes, em guarda sóis, nadando, se exercitando, passeando, realizando todo tipo de atividade. Essa cena da praia parece tão surreal, só observem como esse parece ser um local vivo, diverso e divertido. Poderia passar horas só andando por ai.
 



Mesmo a vida animal parece extremamente densa e viva, esse take de cima pode ser diretamente comparado com RDR2, último jogo da empresa, e não é nem uma comparação justa. Sete anos os separam, afinal. Não sei se caça vai ser algo tão incentivado quanto no jogo anterior, mas definitivamente vai ser grande parte também. Não vão desperdiçar tudo isso. 



Note como um NPC parece filmar Lucia e Jason dando uma volta de carro. No meu entendimento, isso provavelmente é parte de alguma missão. Por mais genial que seja a Rockstar, duvido que algo tão espontâneo como a animação de Lucia no veículo e um NPC filmando tudo não seria de alguma forma scriptado para uma sequência específica. Espero que me provem errado. 


Parece que o nível de customização de veículos desse jogo vai ser absolutamente insano. Espero que caprichem nas animações também, seria muito legal ver os personagens alternando as marchas dos carros e motos, pressionando freio, acelerador. 
Esse take também demonstra como diferentes culturas vão estar inseridas nos jogos. Vai ser muito interessante ver os NPC's reagirem ao seu carro, roupas e espero que seja tão legal antagonizá-los como é em RDR. 

As noites de Vice City também parecem absolutamente insanas, se os rumores forem verdadeiros, de que 70% dos prédios e residências serão entráveis, eu tenho certeza que isso fará o jogo ser a obra mais imersiva já posta na terra. 


No trailer, vemos em movimento Navios Cargueiros e Iates, nos jogos anteriores (talvez com exceção de Iates no GTA ONLINE, não joguei tanto pra saber) estes eram objetos estáticos e parte do cenário. Será que vai ser possível dirigi-los? Roubar todo um navio de cargas? Aposto que não... mas ainda assim, wow. 


Na forma como vejo, Lucia pousando para foto pode ser algo genuinamente espontâneo. Observe quão incríveis estão as animações dos personagens ao fundo, a Rockstar parece estar investindo pesadíssimo em NPC's e interação com cenário, provavelmente com uso de alguma IA. Note como a mulher no maio vermelho percebe que vai aparecer na foto e se dirige a câmera.


Aqui a Rockstar satiriza as redes sociais, com referências a memes, twerking e TikTok, que naturalmente farão parte do universo do jogo. Agora me pergunto como isso vai ser implementado. Vamos ter um TikTok in-game? Seria isso uma escolha artística do trailer? Imagino que produzir milhares de videos curtos daria um trabalho imenso para Rockstar, e também para o Armazenamento do meu video-game. Confesso que não gosto tanto do tom puramente satírico e nada sútil do GTA V, que parece se repetir aqui. Mas não vamos colocar a biga antes do cavalo. 


Com toda certeza, Thrillbilly Mudclub será parte da história ou de atividades que poderão ser feitas pelo mapa.


A
qui minha única grande decepção que foi terem quase completamente refeito o modelo de Jason desde os vazamentos do ano passado. Eu não sei vocês, mas pra mim ele perdeu toda sua personalidade e se tornou um badguy genérico, um Niko Bellic da Shopee. Antes, naquele estilo mais jovem-caipira, ele parecia alguém muito mais convidativo e interessante do que esse mercenário genérico de filme americano. Mas calma lá, isso é só sua aparência, não significa muita coisa. Pode ser que eu me sinta extremamente conectado com ele, assim como me conectei com Arthur Morgan, que inicialmente também não parecia muito interessante. E aparentemente, esse novo personagem descarta a possibilidade de Bryan Zampella ser seu ator, o que é uma pena, o cara foi muito carismático e soube aproveitar a fama dos rumores. 


Mas isso aqui... absolutamente cinema.

Não precisa nem dizer que estou empolgado pra caralho... Mas 2025?! Tá de sacanagem Rockstar! Nesse ritmo, só meus netos vão jogar. Enfim, não duvido nada que esse vai ser um jogo incrível, minha única preocupação recai sobre tom e história, mas acredito que não irei me decepcionar, já que estou vendido no Bonnie & Clyde contemporâneo. Isso vai ser uma tremenda conquista para a indústria e para todo o entretenimento no geral. O HYPE é justificável, permita-se sentir. 

Talvez eu volte para os próximos trailers! Obrigado por acompanhar essa aventura nostálgica. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.